Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Semana das Profissões

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 2 Votos )

escola_copy

A Semana das Profissões repetiu-se na ESRC e cumpriu o objectivo de ajudar os alunos nas suas decisões futuras.

equipa_organizadora

De 9 a 13 de Maio, com a organização do Serviço de Psicologia e Orientação e a colaboração de alunos de 12ºano, a Semana das Profissões foi realizada na Escola Secundária Romeu Correia no Feijó (Almada), dirigida aos alunos de 9ºano e secundário, com o objectivo de alargar perspectivas para caminhos futuros.

Para que tal acontecesse, este evento contou com a participação de vários profissionais de diferentes áreas, distribuídos por diferentes painéis (Ciências/Saúde; Engenharias; Artes; Ciências Sociais e Humanas; Cursos Profissionais; Desporto; Voluntariado; Forças Armadas e Policiais), que retrataram da melhor forma possível a sua profissão, expondo tudo o que nela compete, depois tentaram esclarecer as dúvidas dos alunos que assistiam. Entre os vários testemunhos destacaram-se três aspectos comuns: gostar do que se faz, ter espírito de sacrifício e tentar sempre ser o melhor.

Pedro_Abreu 

Pedro Abreu (Painel das Engenharias) - O professor doutor Pedro Abreu, investigador no laboratório de investigação de partículas (LIP) e professor do Instituto Superior Técnico, explicou à plateia quais os requisitos para se ter sucesso no mundo da investigação, entre os quais estão o domínio do inglês, a curiosidade em compreender os fenómenos e a constante actualização.

jos_P-curto 

José Pé-Curto (Painel das Artes) - O artista plástico almadense José Pé-Curto, portador de uma longa carreira e experiência, falou da arte como sendo difícil de ser considerada como uma profissão, apesar de hoje ser bem mais fácil do que outrora, e aconselha os alunos a trabalhar sempre com o gosto pela arte presente, para que possam ter sucesso.

cursos_profissionais

Mesa de convidados do painel Cursos Profissionais

Paulo Pedro (Painel dos Cursos Profissionais)- Paulo Pedro, o cozinheiro presente, foi alvo de bastantes perguntas e é um apoiante do lema “todos podem cozinhar” criado pelo cozinheiro mais famoso do mundo, o rato ratatouille. Para Paulo Pedro a qualidade mais importante de um cozinheiro é a paixão pela cozinha e ser dotado de sensibilidade.

Tiago Canto e Castro (Painel dos Cursos Profissionais) - Tiago Canto e Castro, o técnico de som e vídeo e professor na ETIC que esteve presente, confessa que é o mundo atrás das câmaras que o fascina, pois é aí que são criados sonhos, é onde a realidade é manipulada.

Joo_Garcia 

João Garcia (Painel do Desporto) - João Garcia, o primeiro português a subir o Everest, foi bombardeado com perguntas vindas de uma plateia curiosa e rendida ao seu discurso. Falando de si diz “Não sou exemplo para ninguém”, pois não teve um grande percurso escolar e na realidade tudo aquilo que sabe é graças à sua experiência e curiosidade, e isso vale tanto ou mais que um bom percurso académico. Começou a fazer alpinismo cedo, e o que o moveu a escalar montanhas foi ir à procura de algo que não tinha e fazer sempre mais e melhor. Este homem, conhecido por escalar montanhas, passou aos alunos a mensagem de que não há limites quando há um sonho.

Raquel_Jesus 

Raquel Jesus (Painel do Voluntariado) - A presença de Raquel Jesus, aluna de 12ºano do curso profissional Apoio Psicossocial, na mesa de convidados reforçou a ideia de que qualquer um pode ser voluntário. Esta aluna criou na escola um banco de voluntários, com o objectivo de abrir a escola à comunidade e promover o voluntariado na escola.

capito_Soares 

Capitão Soares (Painel das Forças Armadas e Policiais) - O representante da Academia Militar, Capitão Soares, depois de questionado sobre a rigidez da autoridade dentro da Academia, afirmou que quem sabe respeitar a autoridade em casa ou na escola, não irá ter grandes problemas na Academia, mas quem desrespeita a autoridade na Academia Militar “paga com suor”.

Os alunos da ESRC saíram desta semana com parte das suas dúvidas esclarecidas e agradeceram a organização deste evento, para o qual muito contribuiu a colaboração de um grupo de alunos do 12ºA1 e do 12ºA3. O evento, se não serviu para escolher uma profissão futura, serviu para ficarem a conhecer melhor o mundo do trabalho.

Finalizou-se então a 6ª edição da Semana das Profissões na Escola Secundária Romeu Correia, que nas palavras da psicóloga Carla Paixão “foi mais um pequeno passo para grandes caminhadas”, e finalizou com o conselho do Presidente do Agrupamento professor António Mateus “…e sejam felizes.”

Comentários (4)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
João Alberto Branco Valeriano
Espero que tenha corrido bem. Na minha escola houve uma iniciativa do género smilies/smiley.gif
João Alberto Branco Valeriano , Junho 03, 2011
...
claudia
muito importante a realização destas feiras smilies/smiley.gif
claudia , Junho 02, 2011
...
João Monteiro
é verdade, Filipa, dão mesmo muito jeito.
João Monteiro , Junho 02, 2011
...
Filipa Fernandes Caçador
acho estas iniciativas suberbas, visto que eu estou no 12º ano e ainda não sei bem o que quero e já mudei de área, quem me dera ter tido isso no meu 9º ano!
Filipa Fernandes Caçador , Junho 02, 2011

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19219
Grupos criados
: 264
Discussões