Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Os fantasmas ficaram lá trás

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 3 Votos )

01pequena

Uma equipa da FORUM ESTUDANTE levantou-se às 6 e pouco da manhã para acompanhar o primeiro dia de aulas da Filipa Caçador, uma aluna que mudou de escola, de turma e de cidade. Vamos ver como correu este regresso às aulas na Secundária Passos Manuel?

O ponteiro dos minutos estava quase a fazer sombra ao ponteiro das horas. Ambos chegavam ao número 8, ao mesmo tempo que chegavam os primeiros pais de mãos dadas com os alunos mais novos. "Eh pá, estás mais alto!"; "Não me lembrava do que era acordar às 6:30h"; "Ai que sono!" ou "conta-me como foram as tuas férias" eram algumas das frases que se faziam ouvir junto ao portão, colorido de mochilas novinhas em folha e de cadernos a cheirar a fábrica.

Os mais tímidos, por não conhecerem ninguém ou estarem cheios de sono, encostavam-se aos muros - esperando talvez reconhecerem os colegas da turma do ano passado ou algum professor mais madrugador. Foi então que, às 8h e pouco, a equipa da FORUM ESTUDANTE descobriu, por entre uma multidão de juventude ávida de novidades, a Filipa Caçador, antiga aluna da Escola Profissional de Teatro de Cascais e "caloira" da Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Passos Manuel (Lisboa). Começou com um "Bom dia!" enérgico a história da nossa também animadora FORUM ESTUDANTE. "Sou natural de Leiria e aos 16 anos mudei-me para Lisboa. Ainda cheguei a frequentar um ano no Curso de Artes Visuais na Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria), mas vi que não era isso que eu queria para a minha vida. Foi então que decidi mudar-me para Lisboa", disse, sorrindo, enquanto abanava os ombros como resposta à nossa pergunta "E não te sentiste sozinha na grande cidade?".

horarios

Conversa deixada a meio, seguimos para a primeira aula, a de Movimento. No meio de tantos labirintos, nem mesmo as funcionárias (carregadas de chaves) conseguiam dar uma descrição de onde era a sala de Teatro 2. Desdobrar horários, levar com empurrões, os gritos dos mais novos, o toque da campainha e o sapateado nas escadas dificultavam a chegada à primeira meta do dia: descobrir onde estava o resto da turma do 12ºE do Curso Profissional de Artes do Espectáculo e Interpretação.

O desespero começava a estampar-se no rosto da Filipa. Será que sou a única pessoa a perder-se no primeiro dia de aulas? Será que vi mal o horário? Mas onde está o resto do pessoal da minha turma? Passados 20 minutos do toque de entrada, chegaram algumas alunas do 12ºE. Entre beijinhos e risadas, as apresentações ficaram feitas e a explicação dada: "Não temos professor de Movimento, porque estão ainda na parte das entrevistas", disse uma das novas colegas da Filipa Caçador.

Intervalo

Decidida a rentabilizar o tempo vago, a Filipa foi bater à porta da sala da Direcção, onde a professora Susana Câmara e Sousa confirmou que realmente ainda estavam a colocar os professores de algumas das disciplinas que compõem o Curso de Teatro. Como excelente animadora FORUM ESTUDANTE que tem vindo a ser, a Filipa aproveitou a ocasião para perguntar à professora (e também vice-directora) se lhe podiam endereçar a revista FORUM para que ela pudesse, mensalmente, fazer a sua distribuição personalizada. Susana Câmara e Sousa explicou que sim, que era uma questão de ir falar com o responsável do Centro de Recursos da escola (o professor bibliotecário Paulo Gomes). Aproveitou e mostrou-nos a Biblioteca antiga, ainda dos tempos de Liceu, e a moderna, já equipada com computadores munidos de acesso à Internet. A professora explicou ainda que a Secundária com 2º e 3º ciclos Passos Manuel está actualmente integrada no Agrupamento Vertical de Escolas Baixa-Chiado, juntamente com outras escolas de 1º Ciclo e Jardins de Infância, o que tem aumentado o tráfego telefónico, parece. "Nos últimos dias não parámos de receber chamadas de pais de várias escolas da zona... Visto que a Secundária Passos Manuel é a sede do Agrupamento", explicou.

Biblioteca

Ainda não eram 9:30h e a fila para a compra das senhas estava bastante vistosa. A Dona São (funcionária da papelaria) avisou logo que comprar a senha de refeição no dia significa pagar mais 30 cêntimos de multa! A Filipa agradeceu a dica e comprou ainda um croissant de chocolate e um iogurte líquido para matar a fome matinal.

Seguiu-se a aula de Dramaturgia com o professor Fernando Faria. A Filipa foi o centro das atenções - já que as restantes colegas (ao todo 6) já eram caras conhecidas do docente. Falou-se do programa lectivo, de autores e dramaturgos, do problema das traduções nas peças de teatro e dos materiais de apoio que iriam ser necessários ao longo dos vários períodos. O professor acabou dizendo que era bom que as alunas não faltassem às aulas... Porque "não se podem ensaiar peças de teatro com actores diferentes todos os dias".

filipapsicologia

Na mesma sala, eram já 10:50h, chegou o professor de Psicologia. Francisco Madureira recordou o quão emocionado ficou ao ver a turma actuar no ano lectivo passado e voltou a frisar a importância da Psicologia no teatro e na profissão de actor: os comportamentos das diferentes personagens e as emoções em cima do palco que geram emoções na plateia... "Mas atenção que eu percebo é de Filosofia, sou vosso professor de Psicologia por acidente e por vossa causa", disse, em tom carinhoso.

Às 11:45h foi hora de aula de Língua Portuguesa. Para começar o ano em 'bom português', o professor presenteou os alunos com alguns exercícios de sintaxe e de morfologia. A Filipa foi uma das felizes contempladas, tendo ido ao quadro... E, imaginem só... DEIXOU CAIR O APAGADOR E ELE PARTIU-SE EM MIL PEDACINHOS!!!

filipacantina

Mas nada que uma bela pratada de massa com frango assado não fizesse esquecer. Falamos, claro, do almoço na cantina. Já agora... A sobremesa era melão (a fruta faz muito bem à saúde, não esquecer!). De barriga cheia, a nossa "calorinha" foi para casa contente com as novas amizades, o novo horário e a nova escola. "Vai ser um desafio e tenho a certeza que vou conseguir", disse. E nós sabemos que sim, Filipa. Bom ano!

Comentários (17)

Subscrever sinal web deste comentário.
:P
Melissa Alves Mesquita
também me aconteceu isso este ano mas graças a Deus estou a adorar a turma
Melissa Alves Mesquita , Outubro 24, 2010
...
Sara M.
Boa sorte smilies/cheesy.gif
Mudar de escola nunca é fácil!!!
Sara Carina Monteiro , Outubro 22, 2010
...
Catarina Seixas
Que espectáculo! Boa sorte!
catarina , Outubro 05, 2010 | url
...
andreia
Adoro a tua cara na aula de psicologia Filipa xD
andreia , Outubro 03, 2010
...
Roanytah
Haaa grande filipaaa...força nisso mostra respeito haha =) smilies/grin.gif
Roanytah , Outubro 01, 2010
...
João Monteiro
boa sorte, filipa! smilies/cheesy.gif
João Monteiro , Setembro 24, 2010
...
Inês Penim
saudades smilies/smiley.gif
Inês Penim , Setembro 17, 2010
...
Ana catarina
boa sorte
Ana catarina , Setembro 16, 2010
...
Ana catarina
da'lhe filipa saudades
Ana catarina , Setembro 16, 2010
...
Ju
Começaste bem Filipinha smilies/cheesy.gif
Ju , Setembro 15, 2010 | url
...
Inês Penim
Grande Filipa smilies/smiley.gif

Espero que tudo corra bem!
Inês Penim , Setembro 15, 2010
...
Vanessa Ramos
Boa Filipa smilies/cheesy.gif
Vanessa Ramos , Setembro 15, 2010
...
andreia
Minha Filipinha *-*
Força na mostarda smilies/wink.gif
andreia , Setembro 14, 2010
...
Filipa Fernandes Caçador
Muito obrigada smilies/cheesy.gif
depois quero as fotos siiim?
Bruninha tens fãssss....
OLHÓ BEIJINHO NA TESTA
Filipa Fernandes Caçador , Setembro 14, 2010
...
João Alberto Branco Valeriano
De volta à terra natal smilies/cheesy.gif Boa sorte
João Alberto Branco Valeriano , Setembro 14, 2010
...
Paulo José
smilies/grin.gif A nossa Filipa a começar em Grande! Cntinua assim que a malta está contigo.
Paulo José , Setembro 14, 2010
...
Inês
Boa sorte Filipinha ,tenho acerteza que te vais adaptar muito facilmente smilies/cheesy.gif!!
Inês , Setembro 14, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19218
Grupos criados
: 264
Discussões