Escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira

boa_hora2

Os rios nasceram nossos

Conservar e preservar os recursos hídricos. São estes os objectivos do Projecto Rios, orientado pela professora de Técnicas de Gestão do Ambiente, Maria Emília Dias, e do qual a Paula e o Marco fazem parte.

Este projecto de âmbito nacional e internacional tem como lema "Sempre Vigilantes" e foca-se na requalificação das áreas envolventes.  
Na Escola Secundária da Boa Nova o grande desafio é a requalificação paisagística de 500 metros da Ribeira da Guarda. Aqui os alunos fazem monitorização de dados e recolha de água, bem como análise e repovoamento com colocação de sementes no leito da ribeira. O trabalho desenvolve-se nessas saídas de campo, onde alunos e professores têm de lidar com situações menos agradáveis como esgotos a céu aberto! Podem participar alunos de todos os anos e professores de várias disciplinas, até porque este é um projecto interdisciplinar. O trabalho é levado muito a sério e até já têm uma série de importantes parceiros como a Câmara Municipal de Matosinhos, a Refinaria do Porto, a Estação Litoral da Aguda, o Jornal Matosinhos Hoje e a Junta de Freguesia de Perafita, onde está em exposição uma apresentação em Power Point do projecto e do trabalho desenvolvido.

O Marco sempre se interessou pelo ambiente e quando na aula de Geografia abordaram o sistema ecológico o interesse aumentou. "O projecto é importante porque sensibiliza os estudantes e todo o sistema educativo, como pais, professores e auxiliares. As pessoas não se convencem que tem de partir de nós mudar alguma coisas e é maioritariamente um problema dos jovens. A saída de campo é muito gira, mas depois é preciso trabalhar. Acima de tudo senti-me bem comigo próprio", afirmou. A Paula, que no futuro quer seguir educação, interessou-se pela requalificação da ribeira. "O que acontece ali, acontece noutros rios. Foi uma forma de vermos o que se passa. É uma preocupação com o futuro, uma reflexão para podermos melhorar. Foi um projecto com outras turmas nesta escola, mas acho que se podiam interessar mais, porque temos de ser nós a mudar! Se os humanos fazem mal, também têm de fazer bem", acrescentou. Fica aqui o bom exemplo destes dois alunos que se preocupam com o  NOSSO planeta!

boa_hora2_GRANDEboa_hora1boa_hora3