Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

O ano que pode mudar a minha vida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 1 Voto )

mudar_a_vida

Especialmente dedicado aos jovens que não sabem como lidar com a pressão da ida para a universidade e com o fim do secundário.

Um novo ano à espera, tanta coisa pode mudar, e para quem vai terminar o 12º ano este ano, como eu (assim o espero), esperamos ansiosamente e com preocupação o futuro que nos está reservado. Com testes, testes intermédios, trabalhos e exames, a pressão acaba por ser demasiada, e estas não são as nossas únicas preocupações, porque também existem os amigos, a família, namorado e não sabemos para onde nos virar, o que leva por vezes a depressões. Porque ao fim de tantas horas de estudo, de tanto trabalho, quando recebemos o teste e a nota não é aquela por que lutámos e que merecíamos, por vezes, deita-nos muito para baixo, mas o importante é nunca desistirmos. Quando este ano novo começar, isto tudo vai continuar e mais se aproxima aquilo que vai definir o nosso futuro. Depois dos exames feitos e das notas lançadas, três números vão decidir como vão ser os nossos próximos anos, se vamos para a universidade que queríamos, se vamos para o curso que queríamos e no pior dos cenários e se não conseguirmos, se temos de ficar mais um ano a tentar. Mas, neste último cenário, apesar de irmos possivelmente perder um ano da nossa vida, esse ano provavelmente irá compensar o resto da nossa vida. Eu não sei como é que vai ser o próximo ano, se vou para a universidade ou não e sinceramente nem sei como é que me hei de mentalizar para qualquer uma das situações possíveis de ocorrer. O importante,, acima de tudo, é não desistirmos dos nossos objetivos. Existe sempre uma solução. E mesmo que te digam que aquele curso que tu queres não tem saída, não deves desistir, porque se virmos bem as coisas, nenhum curso, por si só, tem saída, com a crise em que vivemos. E não podemos prever quais as áreas de emprego que terão mais saída, daqui a 3 ou 4 anos. Acima de tudo aproveita bem o próximo ano porque em princípio será o último ano que vais estar com os teus amigos e dizem que os amigos que fazemos no secundário são os amigos que temos para a vida.

Texto de opinião de Juliana Faustino, animadora Forum, da E.S. Jácome Ratton, Tomar





Comentários (0)

Subscrever sinal web deste comentário.

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

 
Estatísticas
Utilizadores registados
: 19217
Grupos criados
: 264
Discussões
: 460
Álbuns de fotografias
: 490
Fotografias
: 3688
Vídeos
: 2989
Boletins
: 384
Actividades
: 42097