Algarve com a melhor escola secundária do país

  

civ

Colégio Internacional de Vilamoura é a 1ª secundária do ranking nacional.

 

Pela primeira vez, o Algarve é a região do País com a melhor escola secundária nacional. Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) obteve o 1º lugar no ranking das escolas secundárias em 2011. Lagos e Albufeira vêm a seguir, mas distanciadas.

Depois de ter alcançado o top das escolas secundárias no mundo em investigação científica, o CIV atingiu com uma média em exames de 15,31 valores, e uma diferença de 0,7 entre classificações de exame e classificações finais de disciplina, no ranking publicado pelos jornais Diário de Notícias, Jornal de Notícias, e ainda na RTP e TVI, e que incluíram as provas prestadas pelos alunos nas duas fases de exames e todos baseados em dados fornecidos pelo Ministério da Educação.

No ranking do Diário de Notícias, o Colégio Internacional de Vilamoura, que ficou em 1º lugar, o Externato Ribadouro no Porto, em 2º lugar, o Colégio Luso-Francês (Porto), em 3º, e o Colégio Manuel Bernardes (Lisboa), em 4º, lideram o top das melhores escolas secundárias.

De acordo com Renato Costa, diretor do Colégio Internacional de Vilamoura, "existem outros indicadores interessantes que refletem, noutra perspetiva, a maior ou menor consistência dos projetos educativos".

Neste sentido, considera relevante que "apenas duas escolas entre as 10 melhores situadas no ranking das escolas secundárias, o Colégio internacional e Vilamoura e o Colégio Manuel Bernardes, apresentem desvios inferiores a 0.7 décimas entre as classificações de exame e as classificações finais de disciplina".

Lagos e Albufeira são as melhores públicas no que se refere ao Algarve, para além do lugar de topo ocupado pelo CIV, com uma média de 15,31 valores em exames, seguem-se a Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, em 82º lugar e com uma média de 11,38; a Escola Básica e Secundária de Albufeira e a Escola Secundária de José Belchior Viegas, em 86º e 87.º, ambas com 11,31. A Escola Secundária Júlio Dantas ficou em 176ª, com uma média de 10,59, assim como a Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão, em 178º, com a mesma média. Segue-se a Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro, em 192º, com 10,50 valores; a Escola Secundária João de Deus, com 10,44 valores, em 204º. A lista continua com Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, com 10,15 valores, em 269º; a Escola Secundária de Albufeira, em 275º, com 10,11 valores; a Escola Secundária de Loulé, em 287º, com 10,05 valores. Já com média abaixo dos 10 valores ficou a Escola Internacional do Algarve, (307º) com a média de 9,93; a Escola Secundária de Silves, em 333º, com 9,83 valores; a Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, em 383º, com 9,61 valores. Em Faro, a Escola Secundária Tomás Cabreira, em 433º, cobteve a média de 9,38; a Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, em 446º, com a média de 9,28 valores e a Escola Secundária Dra. Laura Ayres, em Quarteira, em 489º, e com uma média de 9,00 valores.