Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

A força do voluntariado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 4 Votos )

MiP_not1

Já imaginaste sair do teu país e durante três meses fazer voluntariado num país que não é o teu? Estes 4 jovens arriscaram tudo e vieram para Portugal

Guilherme Wertheimer (primeiro da esqueda para a direita), brasileiro de 22 anos, Urgyen Ponse, holandês de 25 anos e as romenas Irina Stoiean (da esquerda para a direita), 21 anos, e Diana Musteata, 23 preparavam-se para uma aula, sobre os Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com turmas de economia da Escola Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa.

Estes 4 estudantes fazem parte do projecto “Make It Possible” desenvolvido pela AIESEC, uma organização internacional que promove projectos de voluntariado, em todo o mundo, mas não só.

O que é o "Make it Possible"?

Este é um projecto organizado pela primeira vez no nosso país fruto na iniciativa da AIESEC em Portugal.
Durante três meses, cerca de 32 voluntários vindos de 8 países da União Europeia desenvolvem o seu trabalho em Portugal, com o principal intuito de causar impacto junto dos jovens Portugueses.Estes voluntários, motivados pela vontade de agir contra a indiferença e por um mundo mais justo e sustentável, vão desenvolver inúmeras acções, em 6 cidades Portuguesas (Porto, Aveiro, Covilhã, Coimbra, Lisboa e Faro), que darão a conhecer os Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio de norte a sul do nosso país.

O que leva quatro estudantes universitário a abandonar o seu país por três meses para fazer voluntariado?

Para Guilherme, a vontade já vinha de há algum tempo. “Eu queria aliar a minha licenciatura em Biomedicina e, embora quisesse começar o meu mestrado, queria pensar bem no que eu quereria realmente fazer. Por isso, informei-me e interessei-me por este desafio relacionado com os Objectivos da ONU”. Mas, para Diana, o voluntariado está ‘na massa do sangue’. Sendo membro da AIESEC, descobriu o projecto e aceitou vir para Portugal. Do fundo dos seus cativantes olhos azuis, a universitária revela que quer trabalhar em voluntariado e, quiçá, vir a formar uma ONG, porque “quero mesmo fazer isto e ajudar crianças, com toda a minha energia”.

Quais os Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio?

-Acabar com a fome e com a pobreza extrema.

-Providenciar educação para todos, igualdade entre homens e mulheres.

-Promover a saúde infantil, possibilitar a saúde materna.

-Combater doenças graves (como o HIV/Sida, por exemplo).

-Garantir a sustentabilidade ambiental e promover parcerias globais.

O que dizem os alunos deste projecto?

Gonçalo, aluno que assistiu à aula, que acredita que esta iniciativa “é importante, mas as campanhas não são suficientes. As pessoas ainda não se preocupam realmente com o que se passa no mundo”. Mas são os jovens que podem mudar a atitude porque, “nós somos o futuro”, diz. Lourenço vai mais longe e refere que “as pessoas têm de ter consciência que estes problemas existem em todo o mundo, não só nos países mais problemáticos”. “Até porque também há pobreza em Portugal, aqui tão perto, com mendigos, por exemplo”, acrescenta Zé Maria, também ele voluntário que presta apoio a sem-abrigo em Lisboa.

MiP_not2

De facto, a iniciativa do Projecto “Make it Possible” no terreno tem uma magnitude que só poderá ser percebida se for observada. E, com a entrega de gente como Urgyen, Guilherme, Diana e Irina, os objectivos ficarão, certamente, próximos de ser atingidos. E, depois desta acção na escola, só há uma coisa a dizer. Diana, Irina, Guilherme e Urgyen: Parabéns, missão cumprida!

Comentários (4)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Ana Catarina Pereira do Rosario
TAMBEM gostava mesmo bue de fazer deve ser uma experiência fantasticasmilies/smiley.gif
Ana Catarina Pereira do Rosario , Março 02, 2011
...
João Alberto Branco Valeriano
Espero conseguir participar nestas acções de voluntariado smilies/cheesy.gif
João Alberto Branco Valeriano , Março 02, 2011
...
Carolina Madeira
Quando estiver a fazer o curso também tenciono fazer voluntariado acho fantástico esta capacidade de altruísmo
Carolina Madeira , Março 02, 2011
...
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira
Um óptimo projecto, boa sorte para eles! O voluntariado faz uma pessoa sentir-se bem smilies/cheesy.gif
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira , Março 02, 2011

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19217
Grupos criados
: 264
Discussões