A integração das secundárias do concelho de Sintra agrupa mais do dobro do número máximo de alunos recomendados.
Os directores de 37 escolas do concelho de Sintra são contra a criação de mega-agrupamentos. Segundo estes responsáveis, cada secundária desta zona de Lisboa providencia educação a muitos alunos – cerca de 1500 – o que fará com que, após a junção de escolas, “o número de alunos seja facilmente de três a quatro mil”, diz ao DN o director da Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá.
Os directores pedem assim ao Ministério da Educação (ME) uma medida de excepção para combater a sobrelotação destas escolas, com base no parecer do Conselho das Escolas, que refere que o número de alunos por agrupamento não deve exceder os 1500.
Da comunicação enviada ao ME consta a visão destes responsáveis, apontando que estes “agrupamentos, não tendo em conta a especificidade do concelho de Sintra, têm dimensões desajustadas e desproporcionadas que apenas agravarão os problemas já existentes de insuficiência de recursos, espaços, docentes e técnicos especializados, bem como as elevadas taxas de abandono e insucesso.”
Para além disto, “cria-se também um problema de proximidade com os alunos, cuja gestão com mais de 3000 estudantes num mesmo espaço se torna impensável”, refere ainda o director da Stuart Carvalhais ao DN.
E tu, és aluno numa escola do concelho de Sintra? O que pensas sobre isto?
Fonte: Diário de Notícias
Comentários (6)
Subscrever sinal web deste comentário....
...
E por isso que eu tal como milhares de pessoas estamos contra os mega agrupamentos!!
Tem de haver um fim para isto! Não so existe um numero maximo de alunos como tambem existem menos funcionarios e menos professores com a promessa de melhores condiçoes que ate hoje ninguem as viu!
Abraço!
...
A minha escola era só secundário, este ano já meteram 2 turmas de 7º, para o ano 7º e 8º e depois, fica 3º ciclo e secundário.
Se este ano já está a ser o drama que está, com os horários, quero ver para o ano e daqui a 2 anos... Vai ser intolerável, a não ser que comecem a dar aulas no auditório, biblioteca, bar, etc LOL