As alunas Alexandra Gomes, Ariana Fulgêncio, Irina Machado e Patrícia Machado, da Secundária Augusto Cabrita, aderiram ao concurso “Twist – a tua energia faz a diferença”.
Patrocinada pela EDP e pela Sair da Casca, esta iniciativa pretende sensibilizar os jovens para a importância da eficiência energética e de um desenvolvimento sustentável. O aquecimento global é uma questão que necessita de acções imediatas e foi precisamente assim que surgiu este projecto, divulgado pelas escolas no início deste ano lectivo.
Cada escola concorre apenas com um grupo, constituído por quatro alunos e um professor, que são apoiados por um monitor e têm disponíveis diversas ferramentas no site http://www.twist.edp.pt. O objectivo é implementar medidas na escola que promovam a mudança de hábitos: alguns elementos são obrigatórios (como a participação num workshop organizado pela EDP e pela Sair da Casca), mas o que vai distinguir os twisters vencedores será a criatividade! O 1º prémio é de 45.000 € que deverá ser investido em infra-estruturas escolares “amigas do ambiente”.
Estas alunas adoptaram o lema “a tua energia faz a diferença” e têm trabalhado incansavelmente para alterar o comportamento dos seus colegas e professores. Por toda a escola podem ser vistos cartazes com dicas para a redução dos desperdícios, criaram um blog (http://anossaenergiafazadiferenca.blogspot.com), conseguiram mobilizar cerca de 150 pessoas para uma mini-conferência (http://www.facebook.com/video/video.php?v=105959919437225) onde explicaram a urgência de nos empenharmos na travagem das alterações climáticas, fizeram campanhas financeiras para adquirirem árvores para plantar, estão a organizar uma visita com alunos do ensino básico para lhes explicarem a importância de preservar o ambiente, entre outras coisas.
Sigam o seu exemplo: apaguem as luzes, conservem o planeta, mudem de atitude.
A nossa energia faz a diferença!




















todas as escolas do país deveriam investir....