Jogos matemáticos ajudam a desenvolver raciocínio

  

A turma do 12ºB está a treinar para a 6ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Concentrados, e sob orientação e apoio da professora de Matemática, Maria José Santos, os alunos desta turma do 12º ano treinam em especial o jogo matemático "Rastros". O objectivo é mostrar que a Matemática não são só equações e que nos ajuda a pensar.

O que é o jogo "Rastros"

No jogo "Rastros", há um tabuleiro de 7 por 7, em que cada jogador tem uma peça inicial e o objectivo é chegar a uma determinada posição. Ao longo do jogo, as peças vão sendo movimentadas e deixam para trás um "rasto" que não poderá voltar a ser ocupado por outra peça. Vence quem conseguir chegar com à posição pretendidade ou que encurrale o adversário, de modo a que este já não consiga movimentar-se mais em jogo.

"Avanço" e "Hex" são outros dos jogos do campeonato.

Há ainda outros jogos como o "Avanço" e o "Hex", que a turma 12ºB treinará nas próximas semanas. Maria José Santos explica-nos que estes jogos matemáticos são importantes, pois permite aos alunos ver que "a Matemática não é só cálculos e que podem aprendem além da sala de aula. Ajuda a desenvolver o raciocínio e a adquirir técnicas que podem ser úteis para outras situações".