Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2012

Última actualização:14:57 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui: Descansar Música Músicas que saíram do armário

Músicas que saíram do armário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 1 Voto )

pinto-ferreira

Depois de estarem “encurralados” no estúdio durante três meses a gravar o seu primeiro álbum, os Pinto Ferreira foram entrevistados pela Forum Estudante e revelaram parte do segredo do seu pop rock fresco, que tanto promete animar este final de 2010.

O nome Pinto Ferreira para a banda demorou a surgir?
Bruno Pinto (BP):
O nome Pinto Ferreira não demorou a surgir, porque são os nossos apelidos (risos)... Portanto, nós já tínhamos o nome, não sabíamos era que o tínhamos. Mas era para ter sido Silva Pinto no início, só que depois chegámos à conclusão que nenhum de nós era Silva e… Pronto, ficou Pinto Ferreira.

Foi difícil estar de Janeiro até Março, quase todos os dias no estúdio, a gravar o vosso 1º álbum?
BP:
Ahhh… Não. Foi fácil… Foi mais ao menos, quer dizer… Nós nunca tínhamos tido a experiência de tocar as músicas ao vivo, antes de entrarmos para estúdio, portanto nós íamos com muita coisa em aberto. Por um lado, isso é fácil, é gratificante, porque em estúdio dá sempre para experimentar coisas e ponderar que queremos fazer. Por outro lado, pronto, acho que… Foi difícil, simplesmente no sentido de nós nunca termos testado as músicas ao vivo. De resto acho que foi um processo simpático.

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

O vosso álbum, para além de sentimentalista também é divertido…
Jorge Ferreira (JF):
O nosso estilo musical é assumidamente o pop pock. Quando dizes que é sentimentalista, sim é, porque todas as músicas têm a questão relacional. São relações bem ou mal adaptadas. São algumas que correm bem, outras que correm menos bem, aquele sentimento do one-night-stand… Mas já é assumidamente um pop rock – é fresco como nós costumamos dizer e é feliz por estar vivo.

Como é que a banda se formou? Já se conheciam todos?

Eu e o Jorge, o Pinto e o Ferreira neste caso, já trabalhámos noutros projectos, já fazemos música desde os 14 e começámos a fazer música juntos há alguns anos. Portanto, já estávamos a adivinhar que alguma coisa ia acontecer, com as músicas que nós tínhamos em gaveta. Depois, com a introdução também do Fred para a bateria e o Nuno Espírito Santo e o Filipe, no caso do Nuno ainda não o conhecíamos, o Fred e o Filipe já os conhecíamos… E pronto, já estava prometido há algum tempo fazermos uma banda.

Em relação às participações de Gonçalo Galvão e Márcia Santos têm alguma coisa a dizer?
BP e JF:
Nós tínhamos a “Maravilhosa Estupidez”, que é uma música do álbum e achávamos que fazia falta ali uma vos feminina, meio angelical, por assim dizer, e a Márcia Santos é uma excelente voz da música portuguesa. Como já nos conhecíamos, convidámo-la para vir fazer esse arranjo e, felizmente, ela aceitou e correu muito bem. O Gonçalo foi também por causa do “Às vezes sou visitado”, um tema em que faltava ali uma componentezinha qualquer que desse mais cor à música, que era o caso do trombone. Falámos com ele, ao início não quis, dizia que não queria ter nada a ver connosco, estou a brincar (risos), aceitou logo e foi muito divertido.

JavaScript is disabled!

Qual é a importância das redes sociais para divulgar a vossa música?
BP e JF:
No caso do Myspace e do Facebook, por exemplo, que são as ferramentas que usamos mais, acho que é importante porque… O Facebook pelo imediato da informação e da constante actualização do que é que estamos a fazer ou não, e o Myspace, porque continua a ser, apesar de o Facebook também dar para disponibilizar as músicas, o espaço privilegiado para ter as musiquinhas, para ter o feedback do pessoal e isso tudo, acho que é importante, como é óbvio.

Para o vosso tipo de música, tiveram alguma banda como referência?
JF:
Não tivemos uma banda em específico como referência. Temos ouvido o que de novo se faz, o que menos de novo se faz, movimentos revivalistas, temos ouvido de tudo um pouco… Também tentar trazer alguma dessas componentes à nossa música, mas uma banda ou outra em específico realmente não sei dizer, acho que ouvimos de tudo um pouco, desde a maravilhosa composição dos Beatles até às coisas mais dissonantes de Sonic Youth por exemplo, acho que conseguimos ouvir de tudo.

Vocês fazem parte deste novo fôlego da música cantada em português. É português porque sim?
JF:
Realmente é português porque sim. Nós tínhamos algumas músicas que estavam numa gaveta, num armário. As músicas saíram do armário e,  realmente, o português surge como um arranjo musical, é uma questão estética somente. É como ter um instrumento diferente da língua inglesa e, quanto a mim, foi uma experiência fantástica cantar na nossa língua.

Myspace da banda

JavaScript is disabled!

Comentários (7)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
andreia
Adorei xD
andreia , Outubro 06, 2010
...
Inês Penim
Gostei smilies/cheesy.gif São bastante divertidos smilies/grin.gif
Inês Penim , Setembro 17, 2010
...
Ana catarina