A Academia Wikipédia vai ao Porto

  

wikipedia

És dos que vai à Wikipédia antes de fazer um trabalho? Então este evento tem entrada livre, realiza-se a 16 de Abril, na Exponor, e parece ideal para ti!

Inédita em Portugal, a Academia Wikipédia vai realizar-se, no próximo dia 16 de Abril, na Exponor (Porto). Organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Associação Wikimedia Portugal, esta iniciativa traz ao Porto responsáveis da Wikimedia Foundation - entidade que gere a mais famosa enciclopédia online – reunindo especialistas, investigadores, professores, estudantes, entusiastas e editores de conteúdos Wikipédia. 

A sessão do próximo dia 16 de Abril (que se realiza na sala B4 do Centro de Congressos da Exponor) vai contar com uma palestra de Kul Takanao Wadhwa, Head of Business Development da Wikimedia Foundation, havendo ainda sessões de debate sobre temas relacionados com a Wikipédia, como o recurso à esta ferramenta nas salas de aula, entre outros.
 
Destinada a estudantes, professores e especialistas do meio académico e do universo das novas tecnologias, o evento conta também com uma ligação a Berlim (através de videoconferência) à Wikimedia Chapters Meeting 2010 – uma iniciativa de âmbito mundial que reúne todos os interessados neste tipo de assuntos. A FEUP vai estar representada por Sérgio Nunes, docente do Departamento de Engenharia Informática, que apresentará um estudo sobre o uso da Wikipédia para investigação em Informática.
 
De realçar ainda que a Wikipédia em língua portuguesa foi criada em 20 de Maio de 2001, sendo a 5ª versão linguística mais antiga. Com cerca de 556 mil artigos, a Wikipédia lusófona é actualmente a 9ª maior do mundo.

A entrada é livre mas sujeita a registo. Para este efeito e para informações sobre o programa consulte o seguinte URL: www.academia-wikipedia.org.

Sobre a Academia Wikipédia
A Academia Wikipédia foi organizada pela primeira vez em 2006 na Universidade de Göttingen, na Alemanha. Desde aí, já se realizaram mais de uma dezena de eventos similares em países como África do Sul, Argentina, EUA, França, Índia, Israel, Noruega e Suécia.
Em 2010, a Academia Wikipédia realiza-se pela primeira vez em Portugal, numa co-organização entre a Associação Wikimedia Portugal (WMP) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Sobre a Associação Wikimedia Portugal
A Associação Wikimedia Portugal é uma associação sem fins lucrativos que visa promover e apoiar os projectos da Wikimedia Foundation, sediada nos Estados Unidos da América. Entre esses projectos encontra-se a Wikipédia.

Sobre a Wikipédia
Disponível em 268 línguas e dialectos com um total de mais de 15 milhões de artigos, dos quais mais de meio milhão a versão em língua portuguesa, a Wikipédia é actualmente um dos sites mais visitados no mundo. Lançada a 15 de Janeiro de 2001, a Wikipédia assume-se como a maior enciclopédia online, alimentada por milhares de voluntários em todo o mundo.

{youtube}QY8otRh1QPc{/youtube}