Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Última actualização:14:30 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Viciados no Facebook

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 1 Voto )

facebook

Quanto tempo aguentas sem ir à página do teu Facebook? Tens por hábito saber o que estão a fazer os teus amigos? Perseguir os comentários ao mural do teu namorado? Então, se calhar, é melhor leres este artigo.

O Facebook é já maior rede social da internet e conta com mais de 400 milhões de utilizadores em todo o mundo. A novidade é que, recentemente, alguns psiquiatras descobriram que o vício pelo Facebook apresenta sintomas físicos e psicológicos semelhantes à adição a substâncias como a nicotina, o álcool ou comprimidos.

A perturbação já tem nome - Facebook Addiction Disorder (FAD), tendo sido diagnosticada pelo psiquiatra norte-americano Ivan Goldberg, em 1995. Os sintomas passam por perda de ligações pessoais, mudanças repentinas de humor, percepção alterada do tempo, fetiches tecnológicos e perda de sono, muitas vezes por passar a noite a navegar na net. Os doentes apresentam um certo desprezo pelas relações na vida real e entram constantemente no Facebook para ver as actualizações, no computador do trabalho, de casa ou no telemóvel.

Actualmente há mais de 80 grupos no Facebook para pessoas viciadas em Facebook. Também foi lançado um livro, da editora Ice Cream Melts, chamado "Facebook Addiction", baseado na vida de vários viciados na rede social.

A FAD já pode ser tratada em clínicas e serviços especializados em Itália, EUA e Reino Unido nos últimos meses. Parte da terapia para por recuperar o controlo sobre o uso da tecnologia, como por exemplo pôr as pessoas dentro de uma sala a conversar. 

Foto: redherring.com
Fonte: Jornal i

Comentários (13)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Vanessa Ramos
Não é vicio, é um tique.
É a ligação aos amigos que estão longe :$
Vanessa Ramos , Fevereiro 13, 2011
...
Dino Roque
Não posso dizer que sou VICIADO, por até não o sou. Mas o que é facto, é que consulto o meu perfil todos os dias (devido aos comentários que recebo).

Mas conheço pessoas, até professores meus, que são autênticos "VICIADOS"! Jogam todos (ou a maioria) dos jogos e sempre que podem estão colados ao ecrã do computador.
Dino Roque , Novembro 22, 2010
...
claudia
e verdade eu já não passo ser ir ao facebook... smilies/sad.gif
claudia , Novembro 21, 2010
Face
Cátia Monteiro
Eu confesso sou viciada mas penso que ainda nao tenho FAD. Tou sempre a adicionar pessoas novas, jogos os jogas como por exemplo FarmVille, comento fotos, etc...
Isto é vicio?? Penso q nao seja
Cátia , Novembro 20, 2010 | url
...
andreia
Não sou viciada, vou quando nao tenho nada para fazer ou so ver os comentários smilies/tongue.gif
andreia , Novembro 20, 2010
...
Paulo José
smilies/grin.gif smilies/smiley.gifsmilies/grin.gifsmilies/cool.gif
Paulo José , Novembro 20, 2010
...
João Alberto Branco Valeriano
Eu até gosto do Facebook. É uma página muito agradável e leve de conteúdo. Não sou viciado mas se não tiver hipóteses de vir ao computador não dispenso uma visitinha ao meu telemóvel mas acho que não sofro de FAD!! xDsmilies/cool.gif
João Alberto Branco Valeriano , Novembro 19, 2010
...
Inês Penim
Já devo de estar na lista de espera :|
Inês Penim , Novembro 19, 2010
...
Dan
eich xD tou lixado
Dan , Novembro 19, 2010
...
Filipa Fernandes Caçador
ja ttinha ouvido falar, eu gosto do facebook mas nao sou nada viciada smilies/cheesy.gif
so la estou quando nao tenho mesmo mais nda para fazer...
Filipa Fernandes Caçador , Novembro 19, 2010
...
Gonçalo Guiomar
FAD:O
Estou feito
Gonçalo Guiomar , Novembro 19, 2010
...
Sara M.
devo ser das poucas pessoas que nao acha utilidade ao facebook...
Sara Carina Monteiro , Novembro 19, 2010
...
Valter
Sou viciado EXTREMO do Facebook! Devo sofrer de FAD smilies/shocked.gif

Artigo muito bom smilies/cheesy.gif
Valter , Novembro 19, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas