
Na última semana de aulas, do segundo período, os alunos da Escola Secundária Romeu Correia foram brindados com um torneio de andebol. Após um semestre tão longo, já todos merecíamos algo diferente a acontecer na escola. Na última semana de todos os períodos, já é quase tradição haver um evento desportivo (sempre com modalidades diferentes) a decorrer nesta escola do concelho de Almada. Com as férias a chegarem os professores ficam sempre mais bonzinhos e não há um que não resista às apelações dos alunos, “Oh, stora, deixe-nos lá ir ver os jogos…”. Com as bancadas cheias e os olhos postos nos talentosos jogadores, ninguém se queixa de não acontecer nada na escola e todos agradecem a dispensa das aulas.
Foi a primeira vez que a modalidade protagonizou o torneio e o balanço do professor e organizador Carlos Fonseca é bastante positivo. Passaram trinta turmas pelo campo, alguns jogadores fortes e, claro, alguns excessos de um ou outro aluno. Aqui ficam algumas perguntas feitas ao professor Carlos Fonseca:
Acha que os eventos desportivos têm importância na educação dos jovens?
Claro, de todas as formas! Porque para já é uma competição, e a competição é o reflexo da vida onde também estamos sempre a competir, com regras, que por vezes também são alteradas. Depois a própria actividade física que em si é fundamental para toda a gente.
Concorda com as diferenças que existem entre o desporto escolar e o federado?
Essa é uma velha questão… e justifica-se porque tal como há alunos que têm dificuldades a Matemática e a disciplina de matemática é alterada por factores externos, o mesmo acontece em Educação Física.
Nelson Campos, jogador federado de andebol e aluno da escola, também falou, e é da opinião que estes eventos aproximam os alunos e incentivam a prática de andebol, um desporto que muitas vezes fica na sombra do futebol e outras modalidades mais conhecidas.
O que mais caracteriza a modalidade de andebol?
Um jogo rápido em que também tem que haver muito contacto físico, e claro a equipa, essas são as grandes bases do andebol.
Como é que a escola muda com estes eventos?
Os alunos de cada turma ficam mais ligados entre si e a amizade é fortalecida, porque o andebol é um desporto colectivo e torna as pessoas mais unidas; e isso para a comunidade escolar é bom.
Os alunos mostraram iniciativa e foram eles que contribuíram em grande parte para que o torneio acontecesse. Sem falar dos jogadores em campo, houveram alunos a desempenhar o papel de árbitro, houve quem fosse meter música, para entreter os momentos de pausa, e foram feitas várias actuações de ginástica rítmica ao longo dos intervalos do torneio por uma aluna da escola.
A adesão da escola foi intensa, o momento lúdico foi apreciado e no final, só uma turma venceu. Já lá vai mais um período, mais um torneio e uma excelente partilha escolar para voltar a repetir.








deve ter sido muito giro, na minha escola só há torneios d futsal...










