Lacrosse: o desporto dos guerreiros!

  
hershey_northern_lacrosse

O Lacrosse é considerado o desporto norte-americano mais antigo. Com raízes na religião nativo-americana, era muitas vezes jogado para resolver conflitos ou desenvolver homens fortes e viris.

Para os nativo-americanos, este desporto é ainda chamado "O Jogo do Criador". Por exemplo, os Cherokees chamavam a este desporto "o pequeno irmão da guerra", porque era considerado um excelente treino para cenários de batalha. Uma equipa podia consistir em centenas ou mesmo milhares de jogadores, muitas vezes uma vila inteira! O 'golo' podia estar a quilómetros de distância e o jogo podia durar três dias inteiros. Uma vez que a maioria dos jogadores não conseguia chegar à bola, dedicavam-se a lesionar os seus oponentes. Em algumas tribos, a 'baliza' era uma árvore, para outras podiam ser dois postes por onde a bola devia passar. Esta era feita de madeira, pele de veado ou de pedra.

Os primeiros europeus a observar este jogo foram exploradores franceses e no início do século XIX, europeus no Canadá começaram a jogar Lacrosse com frequência. Em 1844, o Montreal Olympic Club formou uma equipa especificamente para jogar contra outra equipa nativo-americana. Mas as primeiras regras só foram escritas em pelo Montreal Lacrosse Club já em meados do século, mais especificamente por William Bears, considerado o pai da modalidade. Hoje em dia é jogado num número cada vez maior de países, com destaque para os países pioneiros neste desporto: EUA, Canadá e Reino Unido.


D1_Lacrosse

E em Portugal?
No início de 2009 foi criada a primeira equipa em Portugal, na cidade de Coimbra, pelas mãos de Francisco Fonseca e o clube que lhe “abriu as portas: Associação Cristã da Mocidade, nascendo assim a equipa ACM Lacrosse (que neste momento acolhe jogadores dos 18 aos 21). A vontade de seguir com o projecto é muita e já receberam o Presidente da Federação Europeia de Lacrosse para o 1º Colóquio de Lacrosse, como também jogadores e treinadores que representaram equipas importantes nos EUA. Para já temos apenas esta equipa, mas já estão outros projectos em cima da mesa, nomeadamente em Lisboa, e há uma escola de desporto na Póvoa do Varzim que para o próximo ano vai começar a praticar lacrosse, começando na formação. Ficamos a aguardar!


tavares-family

Sabias que...
...o melhor jogador de Lacrosse do Mundo é descendente de portugueses e tem 41 anos? Chama-se John Tavares e é tio de uma das estrelas da NHL que também se chama John Tavares!

Queres praticar Lacrosse? Informa-te aqui: www.ptlacrosse.blogspot.com


Lacrosse_Stick

Regras
Objectivo? Introduzir uma pequena bola numa baliza, usando uns sticks, chamados crosse, com uma rede. É fundamental dominar a velocidade, controlo da bola e capacidade de jogar em equipa, senão... nada feito. Cada equipa é composta por três atacantes e três médios, além de três defesas e um guarda-redes, os quais usam crosses ligeiramente maiores para proteger a baliza que mede 1,80 x 1,80 metros. Atenção que os golos só são válidos se todos os elementos da equipa estiveram no meio-campo adversário.

Nesta modalidade é permitido o contacto físico, corpo com corpo e crosse com crosse. É falta quando há contacto entre um jogador e um crosse. E por isso mesmo os jogadores usam capacetes e luvas, entre outras protecções. O jogo inicia-se com bola no chão e os jogadores podem correr com a bola, passá-la pelo ar ou até chutá-la! Fica também a saber que devido à grande velocidade de jogo, existe uma média de 20 golos por jogo, sendo que o relógio está sempre a contar. O campo tem 100 metros de comprimento e 55 de largura, e o jogo é disputado em quatro partes de 15 minutos cada.