Os rapazes jogam à bola nos intervalos, gritam pelos nomes um dos outros e dizem asneiras. Dão uns murros sorrateiros, umas fintas e umas rasteiras! Não há mal, apenas se estão a divertir...
As raparigas falam deles, espreitam-nos, cortam um bocadinho na casaca, e vão coscuvelhar para a casa-de-banho sobre a roupa daquela e o sapato roto da outra! Mas não há mal, estão naquela fase...
Tudo isto se passa nos intervalos e horas-de-almoço da escola básica. Estamos nas aulas e ouve-se gritinhos agudos que correm e percorrem toda a escola, entram enfurecidos por todas as janelas, ecoando em cada ouvido desperto.
Os professores avisam-nos que no ensino secundário tudo muda... "as brincadeiras já não existirão, vocês já não serão mais considerados de crianças" - dizem. "Os professores já não irão estar à espera que vocês acabem de escrever as últimas palavras que ditámos e vocês não acompanharam, nem irão explicar-vos a matéria dos anos anteriores que já se esqueceram." - resmungam quando nos portamos mal.
Hoje observei os intervalos e horas-de-almoço da secundária: Havia aglumerados de gente em cada canto da escola, que conversavam e riam pacificamente. O campo de futebol estava vazio e a verdade é que se nota diferença entre um e outro lugar.
Há pouco tempo voltei à básica. Vozes gritantes entravam em mim e não queriam sair. O campo estava cheio, miudas davam cambalhotas nos ferros de protecção...
Tapei as orelhas, fechei os olhos e pensei: "Eu já fui assim... como as coisas mudam..."

Eu adoro voltar aos meus tempos de criança, e portar-me como uma criança. Há momentos para tudo, e isso não faz de nós piores pessoas, ou menos responsáveis.. Apenas... mais genuínas!