Segunda-feira, 21 de Maio de 2012

Última actualização:15:03 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

TUDO MUDA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 3 Votos )

poema_joanacabrita1

Os rapazes jogam à bola nos intervalos, gritam pelos nomes um dos outros e dizem asneiras. Dão uns murros sorrateiros, umas fintas e umas rasteiras! Não há mal, apenas se estão a divertir...

As raparigas falam deles, espreitam-nos, cortam um bocadinho na casaca, e vão coscuvelhar para a casa-de-banho sobre a roupa daquela e o sapato roto da outra! Mas não há mal, estão naquela fase...
Tudo isto se passa nos intervalos e horas-de-almoço da escola básica. Estamos nas aulas e ouve-se gritinhos agudos que correm e percorrem toda a escola, entram enfurecidos por todas as janelas, ecoando em cada ouvido desperto.
Os professores avisam-nos que no ensino secundário tudo muda... "as brincadeiras já não existirão, vocês já não serão mais considerados de crianças" - dizem. "Os professores já não irão estar à espera que vocês acabem de escrever as últimas palavras que ditámos e vocês não acompanharam, nem irão explicar-vos a matéria dos anos anteriores que já se esqueceram." - resmungam quando nos portamos mal.
Hoje observei os intervalos e horas-de-almoço da secundária: Havia aglumerados de gente em cada canto da escola, que conversavam e riam pacificamente. O campo de futebol estava vazio e a verdade é que se nota diferença entre um e outro lugar.
Há pouco tempo voltei à básica. Vozes gritantes entravam em mim e não queriam sair. O campo estava cheio, miudas davam cambalhotas nos ferros de protecção...
Tapei as orelhas, fechei os olhos e pensei: "Eu já fui assim... como as coisas mudam..."

Comentários (4)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Miguel
Sim, é bem verdade.. Eu ainda tenho um lado muito marcado de criança, e não tenho problemas em assumi-lo. A verdade é que me divirto muito com esse lado. Mas são mundos completamente diferentes, o básico e o secundário. Tenho a sorte (os meus ouvidos diriam azar, na maior parte das vezes) de fazer parte de uma escola com alunos do 5º ao 12º, e é interessante observar as diferenças de comportamento.

Eu adoro voltar aos meus tempos de criança, e portar-me como uma criança. Há momentos para tudo, e isso não faz de nós piores pessoas, ou menos responsáveis.. Apenas... mais genuínas!
Miguel , Janeiro 29, 2011
...
Joana Mata
Sim, tudo muda e tudo passa. Mas a criança dentro de nós só morre se deixarmos (e espero muito sinceramente não deixar.). Sabe bem voltar aos tempos antigos quando tudo parece demasiado complicado no presente.

Texto muito bem escrito, parabéns!
Joana Mata , Janeiro 28, 2011
...
Sara M.
Sim Joana,tudo muda mas nem nem damos por isso...
Sara Carina Monteiro , Janeiro 27, 2011
...
Rita Carreira
verdade....como as coisas mudam, também já reparei nisso. Está muito giro!!!!
Rita Carreira , Janeiro 26, 2011

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19175
Grupos criados
: 264
Discussões