Mealhada vence Escolíadas

  

claque mealhada

A Escola Secundária da Mealhada é a grande vencedora da 26ª edição do concurso Escolíadas Glicínias Plaza.

No cômputo geral das provas de teatro, música/dança, artes plásticas, cultura geral e claques, realizadas no dia 30 de maio, no Multiusos de Viseu, os alunos e professores da Bairrada, que conquistaram 308 pontos, foram globalmente superiores, na opinião do júri, aos rivais das secundárias de Carregal do Sal e Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz), que somaram, respetivamente, 302 e 297 pontos.

A luta pelo primeiro lugar foi bastante renhida, com uma disputa muito forte sobretudo entre os dois primeiros classificados. E tanto assim foi que Carregal do Sal chegou mesmo a obter mais pontos do que a Mealhada nas provas de teatro e artes plásticas.

Na opinião do júri, composto por representantes da Direção Geral dos Estabelecimentos de Ensino, Direção Regional de Cultura do Centro, Instituto Português do Desporto e da Juventude e Teatro Regional da Serra de Montemuro, foi nas provas de dança (clássica) e claques que a Escola Secundária da Mealhada se distanciou qualitativamente das demais concorrentes, apresentando exibições de "excelência", oferecendo ao público, que esgotou por completo o Multiusos de Viseu, recortes artísticos de "elevadíssima qualidade".

Já Carregal do Sal distinguiu-se na prova de teatro sob o signo do "Big brother", que retratou os autómatos humanos de que George Orwell falava no livro "1984", que levou o júri a tecer rasgados elogios e conquistou fortes aplausos do público.

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho não conseguiu superar as opositoras mas o júri da finalíssima das Escolíadas não deixou de elogiar as prestações dos alunos e professores da Figueira da Foz, salientando o facto de ser o ano de estreia do referido estabelecimento de ensino.

A gala de entrega de prémios da 26ª edição do concurso Escolíadas Glicínias Plaza irá decorrer na próxima sexta-feira, dia 5 de junho, no Cine-Teatro Messias, na Mealhada. A festa culminará num convívio entre as 28 escolas participantes na casa-mãe do festival artístico-cultural, a Quinta dos Três Pinheiros.