A Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho é a única na zona da grande Lisboa com um gabinete especializado em deficiência visual. Conta com 14 alunos invisuais ou normovisuais e tem condições de fazer inveja a muitas escolas.
A FORUM esteve à conversa com os professores Luís e Teresa, responsáveis pelo Gabinete de Apoio e Educação Especial desta escola de ensino público que acolhe alunos com ou sem dificuldades. Aqui ensina-se mais do que braille. As aulas permitem aos alunos com dificuldades visuais a informatizzação e, apesar de ainda faltar a calculadora gráfica com voz, há muitos equipamentos de apoio à Educação Especial, incluindo impressora braille, jogos e máquinas de etiquetas. Teresa Mendes diz que “esta é uma escola de referência para alunos com deficiência visual, cegos ou outras deficiências visuais”. Há alunos com deficiências visuais a frequentar o ensino diurno e nocturno, em todas as áreas, e, de acordo com a professora, “muitos seguem para a universidade”.
Conhecemos o Etiandro Monteiro, aluno do 12.º I. Bem disposto, conta-nos que quando entrou no 10º ano só escrevia em braille, logo “o acesso à informação era muito complicado e muito lento”. Foi na Secundária Maria Amália que se informatizou e começou a ter acesso de forma mais rápida à informação, como os restantes colegas – que elogia por todo o apoio que lhe dão. “Às vezes estou na aula e até me esqueço que não vejo”, diz com um sorriso no rosto. Tal como os colegas têm um caderno, Etiandro tem um computador com um leitor de ecrã para apontar tudo o que se aprende na sala de aula. No futuro, gostava de entrar na universidade e seguir Psicologia porque “ao longo da evolução tenho visto muitos invisuais desmotivados e sinto que os posso ajudar. Posso e vou conseguir”. Etiandro também nutre um gosto especial pela música e partilha connosco alguns temas. Ouve-o em http://palcoprincipal.sapo.pt/skyangel!
Podes ainda ver o vídeo da música “Aquela Noite”
Foto principal - Em pose para a FORUM, um grupo de amigos muito simpático e divertido: Joana Miguel, Etiandro Monteiro, Gerson Leonardo (amboas colegas de turma e amigos do Etiandro), Ivo Francisco e João Pimenta (ambos praticantes de Goalball).
Vídeo FORUM
Equipamento e material disponível no Gabinete de Apoio e Educação Especial

Comentários (5)
Subscrever sinal web deste comentário.Novo Mensageiro Internacional
Boa iniciativas destas deviam de haver MAIS
http://imdiogodantas.blogspot.com
...