Quinta-feira, 17 de Maio de 2012

Última actualização:12:49 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Uma escola de referência na Educação Especial

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 4 Votos )
maria_amalia_etiandro_not

A Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho é a única na zona da grande Lisboa com um gabinete especializado em deficiência visual. Conta com 14 alunos invisuais ou normovisuais e tem condições de fazer inveja a muitas escolas.

A FORUM esteve à conversa com os professores Luís e Teresa, responsáveis pelo Gabinete de Apoio e Educação Especial desta escola de ensino público que acolhe alunos com ou sem dificuldades. Aqui ensina-se mais do que braille. As aulas permitem aos alunos com dificuldades visuais a informatizzação e, apesar de ainda faltar a calculadora gráfica com voz, há muitos equipamentos de apoio à Educação Especial, incluindo impressora braille, jogos e máquinas de etiquetas. Teresa Mendes diz que “esta é uma escola de referência para alunos com deficiência visual, cegos ou outras deficiências visuais”. Há alunos com deficiências visuais a frequentar o ensino diurno e nocturno, em todas as áreas, e, de acordo com a professora, “muitos seguem para a universidade”.
Conhecemos o Etiandro Monteiro, aluno do 12.º I. Bem disposto, conta-nos que quando entrou no 10º ano só escrevia em braille, logo “o acesso à informação era muito complicado e muito lento”. Foi na Secundária Maria Amália que se informatizou e começou a ter acesso de forma mais rápida à informação, como os restantes colegas – que elogia por todo o apoio que lhe dão. “Às vezes estou na aula e até me esqueço que não vejo”, diz com um sorriso no rosto. Tal como os colegas têm um caderno, Etiandro tem um computador com um leitor de ecrã para apontar tudo o que se aprende na sala de aula. No futuro, gostava de entrar na universidade e seguir Psicologia porque “ao longo da evolução tenho visto muitos invisuais desmotivados e sinto que os posso ajudar. Posso e vou conseguir”. Etiandro também nutre um gosto especial pela música e partilha connosco alguns temas. Ouve-o em http://palcoprincipal.sapo.pt/skyangel!

Podes ainda ver o vídeo da música “Aquela Noite”

Foto principal - Em pose para a FORUM, um grupo de amigos muito simpático e divertido: Joana Miguel, Etiandro Monteiro, Gerson Leonardo (amboas colegas de turma e amigos do Etiandro), Ivo Francisco e João Pimenta (ambos praticantes de Goalball).

Vídeo FORUM

Equipamento e material disponível no Gabinete de Apoio e Educação Especial

educacao_especial4

educacao_especial1

educacao_especial3

educacao_especial5

Comentários (5)

Subscrever sinal web deste comentário.
Novo Mensageiro Internacional
suarez joanna
Ola, voce ouviu do novo mensageiro internacional romeno, muitos paises ja o utilizam, com diferentes salas de chat, uma vez baixado, voce vai esquecer o outro mensageiro: http://messenger.beyluxe.com/Download.html
suarez joanna , Junho 13, 2011
Boa iniciativas destas deviam de haver MAIS
Diogo Dantas
Acho muito bem haver estes grupos que ajudem os que mais precisam. Na minha escola há um grupo de jovens com deficiência, mas penso que não têm as condições necessárias de ensino, penso eu, e também não estou muito muito informado acerca deste assunto, mas em relação ao artigo em sí, penso que é um tema interessante e que devia haver mais escolas como esta.

http://imdiogodantas.blogspot.com
Diogo Dantas , Abril 27, 2010 | url
...
claudia
tenho de ser muito sincera a reportagem esta muito fixe, mas aquela máquina de escrever azul está demais smilies/smiley.gif
claudia , Abril 27, 2010
...
João Gonçalo
penso que devia de haver uma escola em cada distrito ou ate mesmo so em lisboa porto coimbra e aveiro para alunos com deficiencias.
uma parte da escola dedicada a eles + equipamentos + professores smilies/smiley.gif
Moonlightboy , Janeiro 27, 2010
...
Dan
Os alunos se não forem muitos penso que não há problema de ser apenas uma escola. Agora, se é apenas uma escola na grande Lisboa tem direito a mais contribuição.
Dan , Janeiro 26, 2010 | url

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19120
Grupos criados
: 264
Discussões