SportsWeek #2: O desporto não se faz só no pavilhão

  

 

DSC 8002

A Reserva Natural das Serras de Aire e Candeeiros foi a paisagem de um dia focado no desporto de natureza: de desportos radicais a descobertas subterrâneas, os participantes, tiveram ainda a oportunidade de conhecer a aldeia de Chãos, com a colaboração da Cooperativa Terra Chã.

DSC 7878

Recebidos pelo técnico agrícola Pedro Mendonça, um primeiro grupo de participantes partiu para a desmitificação do mundo das abelhas: “Existe muito mais para além do mel que consomem no supermercado". Este apicultor experiente mostrou ainda aos participantes os produtos derivados do mel, como a própolis ou a geleia real.

DSC 7868
Toda apresentação e a visita à melaria (sítio onde se fabrica o mel ) de Terra Chãs teve um objetivo bem definido: “Mostrar que quando desaparecerem os agentes polinizadores, não é um bom sinal para o mundo”.

DSC 7903

A onda de sensibilização para a preservação da natureza continuou numa atividade dividida entre escalada e rapel em parede natural. Filipa Santos, estudante da ESDRM, no curso de desporto de natureza, realça: “O contacto com a natureza é o que marca: queremos deixar valores e mostrar que temos de deixar o meio ambiente como o encontrámos.”

DSC 7948DSC 7991

Acrescenta ainda que este tipo de modalidade traz confiança e autoestima dos participantes: “Libertam o espírito aventureiro, faz com que ultrapassem os medos”.

DSC 7971

DSC 7987

DSC 7993

Ao longo do dia, os jovens tiveram ainda a possibilidade de visitar a Gruta das Alcobertas. As visitas são permitidas a grupos organizados e da responsabilidade da Cooperativa Terra Chã. Estas visam o desenvolvimento local e a valorização do património regional.

DSC 8018

Nos árduos trilhos que levaram até à entrada da gruta, o presidente da cooperativa, António Frazão, ensinou aos jovens algumas dicas de sobrevivência: “Quando conseguimos ler a paisagem, obtemos informações preciosas”. Observar a fauna e a flora de um local, por exemplo, pode indicar-nos a presença de água ou o que comer.

DSC 8014

Já à entrada dos 210 metros de gruta subterrânea, recheada dos mais diversos elementos geológicos (galerias e colunas ou as sempre impressionantes estalagmites e estalactites) o guia explicou a história da gruta de Alcobertas.DSC 8031

DSC 8043

Registos de 1828 datam a sua descoberta. De fácil acesso e localizada perto da região de Lisboa, sempre atraiu os estudantes universitários mais curiosos. Nela foram descobertas ossadas do período paleolítico superior, o que testemunha que “estas paredes foram abrigo para os povos coletores”.

DSC 8066

De regresso à Escola Superior de Desporto de Rio Maior, os estudantes tiveram tempo de descanso e lazer, a melhor recuperação para o dia de amanhã que promete atividade desportiva intensiva.

DSC 8079