Portugal Social On The Road #1: começar por partilhar

  

CASES2108 7

Arrancou hoje a sexta edição da iniciativa promovida pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) e pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES). Durante quatro dias, mais de 20 participantes vão poder conhecer a riqueza, a diversidade e o modo de funcionamento do setor da Economia Social. Primeira paragem: Matosinhos. 

A missão do primeiro dos projetos a ser visitado está bem plasmada no seu nome: Centro Incentivar a Partilha (CIaP). E porque a partilha “é difícil de ver fisicamente”, realçou o Presidente da associação que dinamiza o CIaP, Américo Mendes, a tarde de hoje centrou-se numa visita aos seus diferentes espaços e projetos que compõem este centro, localizado na antiga escola básica de Matosinhos. 

Assumindo-se como “uma casa comum de pessoas e organizações muito variadas”, acrescentou o dirigente, as entidades nela presentes partilham de um objetivo comum: “procuram cuidar de algum problema social”. A lógica, como não podia deixar de ser, é de encontro, acrescentou: “faltam sítios como este – onde as pessoas podem conversar e trabalhar, encontrando outros com o mesmo propósito”.

CASES2108 6

 

É por essa razão que, ao longo da visita, a diversidade foi a nota dominante – de uma associação de apoio à integração de imigrantes brasileiros, passando por um ATL dirigido às crianças do bairro, sem esquecer a atividade da Cooperativa Fruta Feia que tem, neste centro, um dos seus postos de distribuição.

Esta é, realçou Américo Mendes, “uma das grandes vantagens deste projeto”, uma vez que “as sinergias têm vindo a establecer-se”. Um trabalho conjunto e multidisciplinar, reforça ainda, é fundamental quando se procura responder a problemas sociais. “Sâo problemas complexos, que necessitam de abordagens integradas”.

CASES2108 4
CASES2108 5

Na altura da abertura do centro, em 2016, havia 3 ou 4 associações albergadas. Hoje são 18 os projetos que marcam presença no CiaP. A par deste crescimento, o centro foi também crescendo junto dos habitantes da área envolvente. O espaço acolhe, por exemplo, festividades do bairro, com regularidade. Há festas de aniversário, batizados e até casamentos que aí são realizados. Para o Mundial que se aproxima, já está prevista uma festa para o visionamento de alguns jogos. “Sâo eventos que permitem estabelecer laços sociais com os habitantes”, sublinha Américo Mendes.

Durante a tarde, os participantes do Portugal Social On The Road foram assim conhecendo o modo de funcionamento deste centro onde, acrescenta o dirigente, a colaboração é fundamental. O presidente da associação regressa ainda ao ponto inevitável, concluindo que é o espírito de partilha para “coloca em funcionamento esta casa que é de todos”.

CASES2108 3
Américo Mendes, Presidente da Direção da Incentivar Partilha - Associação 

Quatro dias pela Economia Social
Os quatro dias da Portugal Social On The Road irão colocar 23 participantes a conhecer o setor da Economia Social. Pela primeira vez, esta academia congrega estudantes universitários e participantes do programa CoopJovem – que se encontram num processo de criação e implementação de cooperativas.

CASES2108 1
O Delegado Norte da CASES, Manuel Maio

No início da tarde, o Delegado Norte da CASES, Manuel Maio, destacou a oportunidade que esta viagem pelo setor representa, para ambos os públicos: “vão poder conhecer, de facto, as organizações e estruturas”. Destacando a diversidade presente na Economia Social, o responsável realçou ainda a importância deste setor junto dos portugueses, nomeadamente no que se liga ao emprego. 

A viagem continuará amanhã, com a visita da cooperativa DouroCater, em Castelo de Paiva.

CASES2108 2