ASPEA lança campanha «Rios em Movimento»

  

Mrec rios movimento
Arte e Ambiente de mãos dadas. Lixo recolhido nas margens ribeirinhas de todo o país será o material de excelência para a criação de uma instalação artística, envolvendo vários artistas plásticos, no âmbito do plano de atividades do Projeto Rios.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), no âmbito das atividades do Projeto Rios (PR), promove a Campanha nacional «Rios em Movimento» que decorrerá nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro.
Esta iniciativa conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.
A campanha «Rios em Movimento» tem como desígnio promover a cidadania ativa, bem como, as boas práticas ambientais através de ações de limpeza de um troço de Rio ou ribeira. Estas ações decorrerão, em simultâneo, em vários pontos do país. Para o efeito, os grupos de adoção do Projeto Rios irão desenvolver ações de limpeza nos seus troços de rio e/ou ribeiras, recolhendo, quantificando e catalogando os diferentes resíduos encontrados ao longo do percurso. Os resíduos recolhidos serão utilizados numa residência de artistas para a criação de uma instalação artística, que estará exposta em vários locais do país, através de uma exposição itinerante.
O coordenador Nacional do PR - Nuno Pinto, realça como principal objetivo da campanha «o alerta da comunidade para a importância da ação de cada um de nós, no que diz respeito à valorização e conservação dos nossos rios e ribeiras e para o problema dos resíduos chegam aos nossos rios pela ação direta das pessoas».
Esta iniciativa conta com o apoio de Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e Associações Locais, que darão apoio aos grupos na atividade de limpeza e na recolha e transporte dos resíduos.
Para se juntar a esta dinâmica só tem de enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. indicando o dia, hora e local em que pretende realizar a ação de limpeza. Mais informações em www.aspea.org