Rui Mendes e Beatriz Batarda encontram-se no palco do TNSJ

  

TEATRO Filipe Ferreira

'Teatro' é uma produção do Teatro Nacional D. Maria II com texto e encenação do francês Pascal Rambert e chega agora ao Porto. Espetáculo está em cena de 18 a 28 de outubro.

Um "teatro-dentro-do-teatro-dentro-do-teatro". É assim que se define a mais recente produção do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII) que, após uma temporada em Lisboa, chega ao Teatro Nacional São João (TNSJ) entre 18 e 28 de outubro. TEATRO é um espetáculo com texto, encenação e espaço cénico de Pascal Rambert concebido especialmente para um elenco português (onde se inclui Rui Mendes e Beatriz Batarda), partindo das suas histórias, memórias e experiências profissionais.

TEATRO surgiu após Pascal Rambert ter pedido a uma atriz com quase 80 anos que refizesse uma cena memorável de A Gaivota de Tchékhov. "Ela esperou um segundo de olhos fechados e refez a cena, sessenta anos depois de a ter representado. Tudo estava lá. Na sua voz. Toda a história do teatro estava lá", comentou o encenador francês. Depois de já ter sido adaptado no Japão, Rússia, México ou Espanha, Tiago Rodrigues (diretor artístico do TNDMII) convidou Rambert a trabalhar diretamente com os atores portugueses descodificando as entranhas da representação: a paixão, a dedicação, a tristeza, o ofício.

Como noutras peças do dramaturgo e encenador francês também em TEATRO as personagens têm o nome próprio da atriz ou ator que as representa. No espetáculo onde cabe todo o amor pelo teatro, reúne-se uma trupe onde coexistem atores do elenco residente do TNDMII (João Grosso e Lúcia Maria) e atores exteriores a ele – Beatriz Batarda, Cirila Bossuet, Rui Mendes e um elenco infantil composto por Maria Abreu e Matilde Simão. TEATRO tem apoio do Institut Français à Paris, Institut Français du Portugal e Embaixada de França em Portugal. A peça pode ser vista na quarta-feira e sábado, às 19h00; na quinta e sexta-feira, às 21h00; e no domingo, às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

No dia 19 de outubro, após a apresentação de TEATRO, está prevista uma conversa entre público e equipa artística do espetáculo. No dia seguinte, 20 de outubro, às 19h00, o TNSJ promove uma oficina/serviço de babysitting (onde se pretende que os mais pequenos se divirtam à sua maneira) para crianças a partir dos 4 anos, cuja inscrição tem um valor de 2,50 euros. No último dia de apresentação (28 de outubro), a récita conta com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

(Foto de Filipe Ferreira)