Três portugueses na competição do Festival de Berlim

  

 

Golden Bear Berlin film frestival 340387674 5ec4f68a7d

Curta de David Pinheiro Vicente, num projeto realizado em contexto escolar e produzido pela Escola Superior de Teatro e Cinema, concorre na 68.ª edição dos Festival de Cinema de Berlim. João Salaviza e João Viana também nomeados. 

Esta é a estreia de David Pinheiro Vicente. de 21 anos, em festivais internacionais. A nomeação deve-se ao título "Onde o Verão Vai" (Episódios da Juventude) - um projeto realizado e produzido pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa. 

De acordo com informação revelada pelo Politécnico de Lisboa, a curta-metragem centra-se na "frescura da juventude, o desejo de se descobrir a si próprio no meio dos outros", bem como no "poder e a magia da Natureza e acerca daqueles que caminham sem rumo".

O filme, distribuído pela Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português, foi produzido e realizado, em contexto escolar, por uma equipa de estudantes da ESTC.

Citado pelo Atlântico Expresso, o realizador natural da Ilha Terceira, sublinha que "esta presença internacional, não só em Berlim, tem revelado que o cinema português tem a sua pro?pria linguagem, que produz filmes de grande qualidade autoral, filmes interessantes sobre o contemporâneo, e que tem realizadores muito interessantes a trabalhar, ate?, com muito poucos meios e a mostrar que e? possi?vel fazer o?ptimos filmes mesmo assim".

Entre os três filmes selecionados para o Urso de Ouro encontra-se ainda os portugueses João Salaviza (com "Russa"), diplomado da Escola Superior de Teatro e Cinema, e João Viana (com "Madness").