G-icom #2. Um palco de sucessos

  

G-ICOMasfa

A fechar os trabalhos da manhã, foram apresentados alguns casos de sucesso praticados por instituições de ensino de vários pontos do país. Universidade de Aveiro, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Instituto Politécnico de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pisaram o palco.

 Foi a Universidade de Aveiro (UA) que abriu a sequência de boas práticas que partilharam o palco, a fechar os trabalhos da manhã do G-icom. Cristina Guimarães e Liliana Oliveira apresentaram, respetivamente, os projetos “Embaixadores UA” e “A UA explica”.

O primeiro projeto diz respeito à seleção de dez alunos para representarem a UA, através da partilha de vídeos, sobretudo no Instragram Stories. Os estudantes partilham vídeos do seu dia-a-dia, incluindo as atividades extra-curriculares ou detalhes característicos da vida académica. De acordo com Cristina Guimarães, a partilha “do que acontece nos bastidores da UA tem gerado muito interesse”.

G-ICOM2 2G-ICOM2 4Cristina Guimarães (esquerda) e Liliana Oliveira (direita) apresentaram projetos de comunicação da Universidade de Aveiro

Outro dos projetos de comunicação da Universidade de Aveiro é o “A UA explica” – uma iniciativa de comunicação de ciência que consiste na produção de vídeos com a duração dois minutos. As explicações são feitas pelos próprios cientistas da UA, sendo que se recorre “ao humor, ao bizarro e ao contorverso”, explicou Liliana Oliveira, tentanto “criar ambientes reais”.


Vídeo "A UA Explica" (Fonte: Canal do Youtube da Universidade de Aveiro)

Continuando a partilha de boas-práticas, Francisco Vieira, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, deu a conhecer a atividade realizada desde a fundação do Gabinetede Comunicação, Imagem e Apoio à Publicação desta instituição, em 2009. Francisco Vieira destacou a incorporação da vertente de organização de eventos no plano de atividades, como forma de “otimizar resultados e criar uma ligação com o público-alvo”. Assim, para além de eventos científicos, acrescentou, é importante realizar eventos informais, com o objetivo de valorizar e promover a notoriedade da marca.

G-ICOM2 1
Francisco Vieira, da Escola Superior de Enfermagem do Porto

Representando o Politécnico de Lisboa, Vanessa de Sousa Glória explicou os detalhes do evento "Eu Sou IPL" - um evento que reuniu, na mais recente edição, 1500 estudantes e que pretende reforçar a coesão da marca. Conforme detalhou, ao ser constituído por oito escolas superiores muito diferentes entre si, o Politécnico de Lisboa procurou fundar a sua estratégia de comunicação neste slogan agregador. "Procurámos encontrar o fio condutor [entre as oito escolas] e partilhar o espírito de união do Politécnico de Lisboa", concluiu.

G-ICOM2
Vanessa de Sousa Glória, do Politécnico de Lisboa

Seguiu-se o Coordenador de Comunicação e Relações Internacionais do Politécnico de Leiria, Alexandre Soares, que apresentou o “D2IN” – um projeto que une a internacionalização das empresas da região, a formação dos estudantes no estrangeiro e ligação do próprio politécnico a mercados-alvo de negócio. A iniciativa inclui a produção e divulgação de vídeos promocionais. “O gabinete de comunicação desempenhou aqui um papel fundamental – ao permitir capitalizar o projeto”, realçou o coordenador, e ainda a rentibilização dos conteúdos em outras áreas como no marketing nacional. 

G-ICOM7
Alexandre Soares, do Politécnico de Leiria

Representando a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), a Diretora de Comunicação da UTAD TV, Rosa Rebelo, explicou aos presentes o modo de funcionamento deste canal de comunicação que é composto por estudantes de todas as áreas. No âmbito da UTAD TV, explicou, os alunos podem experimentar os diferentes papéis do mundo da produção televisiva. Este projeto envolve também docentes, encarregados de educação e instituições regionais. "É um momento priveligiado para mostrar o que fazemos", resumiu Rosa Rebelo, acrescentando que o objetivo passa por, para além de captar alunos do secundário, reforçar a marca da UTAD. 

IMG 6893
Rosa Rebelo, da UTAD


Video de apresentação UTAD TV (Fonte: Canal do Youtube UTAD TV)