Conferências Ulisses: queres participar num debate sobre a Europa?

  

siteProjetoUlisses

Ciclo de debates chega ao Centro Cultural de Belém (CCB) nos dias 7 e 8 de abril. Organização desafia jovens entre os 16 e os 30 anos a participar.


Os dois dias de debates serão organizados de forma "a permitir a interação entre os especialistas ou oradores consagrados e o público generalista ou os jovens entusiastas", descreve a organização. Desta forma, em cada um dos dois dias, decorrerão duas sessões plenárias num auditório grande, acompanhadas por mesas redondas centradas principalmente na participação jovem.

Os jovens que participam nestas mesas redondas são escolhidos através de um concurso (Escreve o teu futuro). Para participar, os interessados deverão enviar um ensaio (escrito ou gravado) que ajude " a moldar o debate sobre a Europa e o seu futuro no mundo". 
 
 
 
Os vencedores do concurso terão ainda a missão de preparar uma publicação (em jornal e/ou website) com as conclusões da conferência, a lançar um mês depois da realização desta, no Dia da Europa, a 9 de maio de 2018, acrescenta a mesma fonte.
 
 
O primeiro tema a ser debatido será "Democracia Europeia: uma ideia cujo tempo chegou?". De igual forma, ao longo desta iniciativa, será promovido o debate sobre temas como direitos humanos, globalização e cosmopolitismo. Esta escolha, assegura a organização, tem a vantagem de "permitir uma participação portuguesa", enquanto, simultaneamente, incluir "importantes intelectuais públicos europeus".
 
 
Para mais informações, visita: https://www.ccb.pt/Default/pt/ConferenciaUlisses2018