Criado o primeiro Centro Internacional para a Água em Portugal

  

fountain-2369076 960 720

Projeto LIS-Water pretende reunir especialistas mundiais na área dos recursos hídricos e conta com a presença do Politécnico de Setúbal. 

Portugal já tem um centro de excelência internacional para o setor da água, o LIS-Water, lançado no passado dia 31 de outubro, com cerca de 40 instituições nacionais e estrangeiras envolvidas na sua fundação.

Numa altura em que a água, recurso escasso, é cada vez mais assumida como prioridade em todo o mundo, a Comissão Europeia, através de financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020, deu assim o aval a este projeto que tem como principais pilares a investigação e a inovação.

O objetivo, avança o Politécnico de Setúbal - uma das entidades envolvidas -, em comunicado, passa por "atrair especialistas mundiais na área dos recursos hídricos, com a missão de disseminar conhecimento pelos decisores políticos, profissionais da água, indústria e cidadãos".

Coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o Lisbon International Centre for Water (LIS-Water) tem como parceiros a Cranfield University (Reino Unido) e o Institut d’Administration des Enterprises de Paris (França), contando ainda com o apoio e envolvimento de cerca de 40 outras entidades nacionais e estrangeiras.

O IPS, incluído neste grupo inicial, manifesta em carta de intenções assinada pelo seu presidente, Pedro Dominguinhos, o seu “total apoio” ao novo centro, convicto de que o LIS-Water irá resultar em “benefícios, à escala nacional e internacional, para o LNEC e para todas as partes envolvidas”.