IPS inaugura Programa de Mentoria com cerca de 80 participantes

  

família mentoria

Iniciativa visa pôr em contacto diplomados e estudantes da instituição de ensino.

Já arrancou o Programa de Mentoria do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), projeto que logo na sua primeira edição obteve a adesão de cerca de 80 participantes, entre antigos e atuais estudantes da instituição de ensino. Na sessão oficial de lançamento, que decorreu no passado dia 14 de novembro, mentores e respetivos mentorandos tiveram oportunidade de conhecer-se e trocar as primeiras impressões, naquele que foi o primeiro passo de um ano de trabalho em parceria.

A iniciativa, inspirada num modelo já testado pelo banco Santander Totta, visa pôr em contacto diplomados e atuais estudantes da instituição, num registo de acompanhamento/aconselhamento, tirando partido do conhecimento e experiência de quem já ingressou no mercado de trabalho há vários anos.

Para além da possibilidade de interação através da plataforma Moodle, o novo programa, que surge no âmbito da rede AlumniIPS, desenvolver-se-á também presencialmente, em sete sessões entre mentor e mentorando – Refletir, Identificar, Planear, Agir, Avaliar e Reagir – e em quatro workshops de desenvolvimento de competências.

“Entendemos que esta é uma das formas de, por um lado, potenciar a colaboração dos alumni na vida do IPS, e de, por outro, permitir que os nossos antigos alunos possam transmitir aos atuais o que tem sido o seu percurso profissional, através de conselhos, ensinamentos e visões daquilo que é hoje o mercado de trabalho”, explicou na ocasião o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos. O que está em causa “é um processo de aprendizagem e de partilha entre todos”, os que já conhecem o mundo do trabalho e os que estão próximos de lá chegar, concluiu o responsável.