Francisco Pinto Balsemão condecorado com medalha de ouro do Politécnico de Lisboa

  

35155350435 17661f0eb4 z

“O que é, Hoje, lutar pela Liberdade de Expressão” foi o tema do 31º aniversário do Politécnico de Lisboa. 

Francisco Pinto Balsemão foi distinguido na sessão solene que encerrou as comemorações dos 30 anos do Politécnico de Lisboa (IPL), com a atribuição da medalha de Ouro do Instituto, "pelo seu contributo na consolidação da liberdade de expressão em Portugal", avança este politécnico, em comunicado. A cerimónia decorreu na passada segunda-feira, dia 5 de junho, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS).


35115231416 5028e365c1 z


«Nas sociedades democráticas e socialmente desenvolvidas, o exercício pleno da democracia e também a sua sustentabilidade requer a existência de uma forte comunidade de cidadãos livres, esclarecidos e interventivos. Para a construção deste tipo de cidadãos muito contribui a formação não formal proporcionada tão bem pela comunicação social que se pretende independente, esclarecedora e livre. Quis o Dr. Francisco Pinto Balsemão, figura ímpar na comunicação social portuguesa, honrar o Politécnico de Lisboa ao aceitar a nossa distinção e participação nesta comemoração», declarou Elmano Margato, presidente do IPL, durante a sua intervenção.


Na sua intervenção sobre “O que é, Hoje, Lutar pela Liberdade de Expressão”, Francisco Pinto Balsemão falou sobre o impacto das novas tecnologias no acesso à informação. «O jornalismo tem de se adaptar, ir à frente ao ritmo acelerado que as novas tecnologias impõem. Só assim sobreviverá, só assim ganhará. E com ele acredito que ganharemos todos; aqueles que, e somos muitos ainda, continuamos a acreditar que a democracia é pelo menos o menos mau de todos os sistemas de governo», salientou no final da sua intervenção.


As celebrações destacaram também o percurso de jovens diplomados pelo Politécnico de Lisboa, com a atribuição da medalha de Prata de Valor e Distinção. Catarina Fernandes Martins, licenciada pela Escola Superior de Comunicação Social, tem trabalhado com vários meios de comunicação nacionais e internacionais, como a Al Jazeera America, Foreign Plicy e Guardian, tendo sido recentemente distinguida com a bolsa de reportagem IWMF (International Women’s Media Foundation) e com o prémio de jornalismo Fernando de Sousa.

A cerimónia solene contou ainda com atuações artísticas de estudantes das Escolas Superiores de Dança, de Música e de Teatro e Cinema.