Mais um dia da Brisa Student Drive Camp

  

 

exercito

Chegámos ao terceiro dia da Brisa Student Drive Camp! O dia de hoje foi todo passado no Regimento de Transmissões com o exército, com a Brisa e com a CR&M- Formação Ativa de Condução.

brisa

Hoje de manhã os embaixadores da Brisa Student Drive Camp foram recebidos pela Brisa que apresentou os diversos fatores de risco e de proteção na condução, uma vez que o risco de morte por acidente nos condutores jovens é superior em 40% ao dos outros condutores. Segundo a Brisa, esta realidade deve-se ao ensino da condução que é desfasado da realidade, da falta de uso do cinto de segurança, da imaturidade, da velocidade, má avaliação das situações de trânsito e entre outros fatores.
Das mortes provocadas por acidentes de aviação, entre os 18-24 anos, verifica-se que 85% é do sexo masculino e 15% no sexo feminino. 90% destes acidentes devem-se ao erro humano, apenas 5% se deve ao ambiente e ao veículo.

simulador
Após ouvir atentamente o que foi dito os jovens dividiram-se por grupos e fizeram diversas atividades relacionadas com o que foi dito anteriormente, como a simulação de condução sob o efeito de álcool, uma simulação de capotamento e uma simulação de velocidade e reação.

capotamento
Através destas atividades tiveram a oportunidade de verificar a grande importância do cinto de segurança e como devem sair em caso de capotamento, que as velocidades limites estabelecidas têm um motivo real de ser e que devemos estar sempre atentos à condução para não por em risco a vida dos outros, da nossa e dos que amamos, por responder a uma mensagem, beber um copo a mais ou cansaço.

salvador
Como acontece nas últimas quatro edições, contámos com a presença do Salvador Mendes de Almeida, para dar o seu testemunho e sensibilizar os jovens para esta causa, a prevenção e segurança rodoviária. Infelizmente, devido a problemas técnicos Salvador não conseguiu estar presente fisicamente, mas facilmente conseguiu comunicar com os participantes através de uma chamada Skype.

Amanhã é o dia mais esperado pela maioria dos participantes, vão todos poder andar de kart… não percam!