Pedro Dominguinhos tomou posse como presidente do CCISP

  

asga

Cerimónia decorreu ontem, dia 16 de maio, no Politécnico de Leiria.

O novo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos tomou posse ontem, na Biblioteca José Saramago, do Politécnico de Leiria. A eleição havia ocorrido a 2 de maio. 

Pedro Dominguinhos é presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, foi eleito em reunião plenária, por unanimidade dos votos, sucedendo assim a Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, na condução dos destinos do CCISP.

Na cerimónia de tomada de posse, o novo presidente destacou três áreas essenciais de atuação para a obtenção de resultados mais visíveis e de maior impacto para a sociedade: financiamento, contratação pública e autonomia. 

Para os dois anos de mandato, Pedro Dominguinhos assumiu um conjunto de compromissos, sendo o primeiro “com o País onde o CCISP, e os seus Membros, assumem a responsabilidade de responder aos desafios inerentes à construção de uma sociedade baseada no conhecimento, qualificando os jovens e a população ativa, quer na formação inicial quer na formação ao longo da vida”.

O segundo compromisso prende-se com os Estudantes e referiu que “os dados do insucesso académico e do abandono são preocupantes e devem mobilizar-nos para a ação”. Já o terceiro compromisso assumido é para com os territórios onde as instituições Politécnicas estão inseridas: “o relatório da OCDE é claro ao desafiar os Politécnicos a serem um dos motores do desenvolvimento regional", realçou.

Pedro Dominguinhos concluiu o seu discurso apelando aos Membros do CCISP para continuarem na senda da construção de “um Ensino Politécnico mais forte, mais reconhecido e que cria valor para a sociedade”.