FCH-Católica lança novo centro de estudos

  

happy-families

O uso de tecnologias por crianças será o tema em debate no seminário hAPPy Families, iniciativa promovida a 16 de outubro pelo Católica Research Centre for Psychological, Familiy and Social Wellbeing (CRC-W), o novo centro de estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

O evento juntará docentes, investigadores e alunos de diversas instituições de ensino, bem como representantes da Direção Geral de Educação e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

"O seminário hAPPy Families é uma iniciativa do novo centro de estudos da Universidade Católica Portuguesa, o CRC-W, refletindo a sua missão de desenvolvimento de projetos de investigação interdisciplinar, orientados para responder aos desafios da sociedade. A utilização das tecnologias é hoje, sem dúvida, um grande desafio com que todos nos confrontamos, pelo que é fundamental discutir esta questão à luz de abordagens tão diversas como a Psicologia, a Comunicação ou a Educação." defende a Professora Rita Francisco, Coordenadora do CRC-W.

O seminário irá promover a reflexão e o debate sobre o uso de tecnologias digitais por crianças à luz dos resultados de dois relatórios do projeto "hAPPy Kids - Aplicações benéficas e seguras para crianças". Os relatórios resultam de um inquérito a cerca de 2000 pais e de visitas a 81 famílias, ambos com crianças de idade inferior a 8 anos.

"O projeto hAPPy Kids revelou que há uma discrepância entre o que os pais e as crianças consideram uma boa app. Os pais valorizam sobretudo o carácter educativo, não estando muito sensibilizados para outras aprendizagens e competências que as tecnologias digitais podem desenvolver. As crianças procuram nas apps uma forma de entretenimento e descontração, não querendo repetir em ambiente digital tarefas características da escola." revela a Professora Patrícia Dias, Investigadora do CRC-W. "As crianças gostam de usar tecnologias e exploram-nas com confiança. Os pais, devido a desconhecimento sobre os benefícios destes dispositivos para as crianças, veem-nos como uma ameaça em vez de acompanharem as crianças nesta utilização, promovendo uma gestão responsável." acrescenta a Professora Rita Brito, Investigadora do CRC-W.

Após a apresentação dos resultados do projeto, terá lugar uma mesa redonda com vários especialistas sobre a temática. Maria João Horta (Subdiretora-Geral da Direção Geral de Educação), Joana Carvalho (Investigadora da Universidade de Coimbra), Ivone Patrão (Docente e Investigadora do ISPA- Instituto Universitário), Marco Frazão (Fundador do Projeto Cidadania Digital) e Pedro Marques (Gestor de Recursos do Centro Internet Segura da FCT) são os oradores convidados.

O seminário hAPPY Families é destinado a um público académico de investigadores e estudantes de doutoramento e mestrado das áreas da Psicologia, Ciências da Educação, e Ciências da Comunicação. Destina-se também a psicólogos, professores e educadores de infância com interesse por estas temáticas, e ainda a um público mais alargado de pais e cuidadores que desejem saber mais sobre como lidar com o uso de tecnologias digitais por parte de crianças e jovens. O seminário decorrerá a partir das 17h00 na Faculdade de Ciências Humanas. O evento tem entrada livre mas sujeita a inscrição.