UPT com projetos internacionais de literacia digital

  

 

background-2492010 960 720

“Delta Project”, “DIS-CODE” e “Intemis” são inserem-se na área da literacia digital e da inovação pedagógica.

No total, são três projetos internacionais, integrados no projeto “Erasmus+”, que a Universidade Portucalense abraçou. “Delta Project” pretende “sensibilizar alunos e professores de escolas profissionais para a tecnologia dos drones", explica a UPT, em comunicado, concebendo ambientes de trabalho inovadores e desenvolvendo um projeto de trabalho liderado por alunos.

"[O projeto promoverá] a lógica de gamificação para estimular o empreendedorismo e a competição de ideias para o desenho, desenvolvimento e implementação de novas aplicações para utilização de drones”, explica a  representante da universidade nestes três projetos, Alexandra Baldaque.

Já o projeto “DIS-CODE” centra-se na formação dos professores de Matemática do Ensino Secundário. O objetivo é a utilização da programação e da codificação nas aulas para aumentar a motivação dos alunos. No âmbito desta formação, a UPT, em parceria com a Escola Secundária Fontes Pereira de
Melo, levará, em outubro, duas professoras de Matemática a Bruxelas para formação. O projeto é coordenado pela Fundação Politécnico de Milão.

Por fim, o “Intemis” orienta-se para a "capacitação dos professores no uso das estratégias de ensino mais inovadoras, nomeadamente para o conceito de sala de aula invertida (‘flipped classroom’)". Esta iniciativa procura ainda melhorar a alfabetização digital de professores e de alunos, aumentando a motivação e o sucesso académico.